É normal sentir ansiedade todos os dias?
- Andressa Pimentel
- 17 de jun. de 2024
- 1 min de leitura

Você já se sentiu ansiosa(o) “do nada”? Já sentiu aquela tensão, taquicardia, sudorese, dor no estômago e tremedeira que parecem ter surgido sem uma razão aparente?
É muito provável que você tenha determinadas emoções em certos momentos do dia e a ansiedade é uma emoção como qualquer outra, e tem uma função importante em nossas vidas que é de nos prepararmos para algo, porém, quando ela está desregulada, aparecendo frequentemente e de forma intensa, pode ser prejudicial, acarretando até sintomas físicos como taquicardia, falta de ar, sudorese, dor no peito, dormência, manchas na pele, entre outros.
O que acontece muitas vezes, é que a sua ansiedade é ativada por algum gatilho que você ainda não identificou. Se pergunte “existe algum horário problemático para mim?”, existe algum lugar, pessoas ou situações que desencadeiam essa emoção em você?
Aprender a identificar isso é importante para você se preparar para momentos como esses. Sempre procuro ajudar meus pacientes a identificarem como surgem essas emoções e a intensidade delas. Se você percebe que determinadas emoções “surgem do nada”, comece a anotar a emoção e a intensidade dela (de 0 a 10), no período da manhã, tarde e noite, por uma semana, também, anote os acontecimentos e pensamentos relevantes do dia. Isso vai te ajudar a identificar quais situações e pensamentos desencadearam determinada emoção em você. A terapia pode te ajudar a aprender ferramentas para tratar a ansiedade e se preparar para enfrentar esses momentos.



